Reluzente era uma dessas cidadezinhas que não se destacam nas cartas topográficas, lugarejo espremido entre municípios com maior densidade demográfica e economia mais dinâmica. Sua quietude desinteressante não valeria um pontinho sobre o mapa da região de Ribas do Rio Pardo. De tão primitiva e presa em um tempo que não passava, a moeda da cidade era o leite. Suas vacas leiteiras garantiam o sustento de todos os moradores e movimentavam o pouco dinheiro que ali circulava. Como as pessoas de Reluzente, o rebanho levava uma vida pacata e sossegada, ao menos até anunciarem que um grande açougue seria inaugurado na cidade.

 

            Dondom inteirou-se da novidade logo nas primeiras horas da manhã. Fora levada ao Centro para o concurso de ordenha do qual apenas participavam os melhores produtores das redondezas. Nem mesmo a medalha de primeira colocada serviu para aplacar-lhe o desejo incontrolável de contar o que ouvira da boca de dois juízes, homens muito importantes no comércio local. Ansiava por voltar o mais rápido possível à fazenda a fim de animar suas amigas com uma boa fofoca.

 

Apesar das tetas agigantadas amolando-lhe a pressa, trotou o mais rápido que pôde ao descer da carretinha. Não permitiria que outro mugido revelasse antes dela as boas novas. Cercada pelas amigas leiteiras, Dondom descreveu em detalhes tudo o que havia escutado durante a disputa. O açougue Imaculada Conceição prometia ser um dos maiores empreendimentos das cercanias e, muito provavelmente, revolucionaria o estilo de vida por aquelas bandas.

 

            ― E o que há de bom nisso, Dondom? ― questionou Aretusa, cuspindo da boca o maço de capim-elefante que ruminava. ― Açougues são lugares horríveis, matadouros que assassinam criaturas como nós.

 

            Dondom então balançou o chocalho com graça, desdenhando da opinião de sua companheira de ordenha. Em seguida, explicou às demais o que acontecia, antes que as outras vacas se deixassem contaminar pelo pessimismo de Aretusa.

 

            ― A amiga fala como se fôssemos destinadas ao abate! Somos gado de outra categoria! Somos vacas leiteiras! Açougues seriam lugares horríveis se sacrificassem criaturas úteis como nós. O que de fato não ocorre, meninas. Apenas o gado imprestável vai para o abate.

 

            ― Gado imprestável, Dondom?! E quem determina nossos préstimos? ― exasperou-se Aretusa.  

 

            ― Sim, gado imprestável, ora! ― confirmou batendo os cascos contra um pedaço de madeira ― Ou Marola, Cacimbinha e Baba-Sino têm alguma serventia? São umas preguiçosas que comem capim de péssima qualidade para que o leite petrifique em suas tetas. Passam o dia correndo por aí com o Sacolé, aquele touro esquisito que nunca quis cobrir nenhuma de nós. Eles formam uma turma estranha, não são boa influência para os nossos bezerros. Destroem as cercas, mascam sálvia até ficarem tresloucados e vivem apenas para si. Nada produzem para agradecer aos homens que nos mantêm ou para tornar Reluzente uma grande cidade.  

 

            ― Vai me dizer, que, na juventude, você também nunca deu um tapinha na sálvia?! Ah, faça-me o favor! ― Protestou a vaca Aretusa, para divertimento das outras bovinas que presenciavam a discussão. ― Passamos a vida inteira tendo nossas tetas sugadas por aquela máquina diabólica, nos entopem de sorgo e silagem de milho e, quando não nos obrigam a cruzar, nos inseminam à fina força! Não devemos gratidão nenhuma aos homens. Também não tenho tanta certeza de que o descarte no fim de nossas vidas úteis seja o paraíso que as amigas imaginam.

 

            ― Você enlouqueceu, Aretusa? Por acaso anda fazendo uma dieta de príons? O Santo Descarte é a felicidade eterna para toda vaca leiteira! Se não acredita mais em nossa fé, então parta para o outro lado da cerca! ― mugiu Dondom, ganhando o apoio das demais ― Vá comer capim ruim com aqueles trastes! Todos vocês são uma ameaça para a segurança do rebanho. Não precisamos de gado desgarrado em nossa fazenda ou dessa conversa para boi dormi-mi-mi-mir! O açougue chegou para nos salvar dos infiéis, daqueles que não entendem a natureza sagrada do leite. Graças ao leite, os homens nos alimentam e cuidam de nossa saúde. Ou você gostaria que seus bezerros morressem de febre aftosa? É isso que vocês querem? ― alterou-se a vaca, elevando os ânimos das espectadoras.

 

            ― Há mais vacas e bois neste país do que homens, Dondom. E, mesmo assim, nos dobramos à voracidade daqueles que não nos mantém por afeto ou cordialidade, mas para saciar o próprio apetite. Um dia, minha amiga, descerá sobre esses córneos leiteiros a mesma pistola de pressão que agora você deseja para os seus desafetos.

 

            ― Muuuuuuuu! Fora! Ou você está com as leiteiras, Aretusa, ou está contra nós. Ninguém pode ficar no meio do pasto. É preciso escolher um lado.

 

            ― Tomara que ainda dê tempo de Sacolé, Firmeza e as meninas fugirem desse massacre anunciado! Ah, vocês não sabiam? Pois eu lhes digo! O touro Firmeza, apesar de cobri-las dia e noite, só encontra prazer verdadeiro entre os chifres gentis de meu amigo Sacolé. E eles deveriam se envergonhar? Não! Vocês é que deveriam ter vergonha! Marola, Cacimbinha e Baba-Sino são nossas iguais, nossas irmãs! Elas têm todo o direito de não se dobrarem à ordenha. Não deveriam ser condenadas à morte por terem feito escolhas diferentes das nossas!

 

            Percebendo que as outras vacas também se tornavam ariscas diante de seus argumentos, Aretusa preferiu afastar-se. Com o passar do dia, depois de refletirem, as leiterias cairiam em si e desaprovariam a inauguração do açougue.

 

Não demorou muito para que os outros bezerros fossem proibidos de brincar com seus filhos. Sob o peso de acusações covardes e caluniosas, Aretusa encontrou abrigo para sua família no cantinho do pasto destinado à parcela do rebanho que não se dobrava ao regramento da fazenda.

 

Depois de inaugurado o açougue Imaculada Conceição, o primeiro a ser vendido foi Sacolé. Depois foi a vez de Firmeza que, adoecido pela falta do companheiro, deixou de cobrir as vacas e, assim, perdeu seu status de reprodutor. Baba-Sino entrou na carreta enganada, seduzida por um pedaço de cana-de-açúcar. Dizem que Marola e Cacimbinha morreram lado a lado, mugindo os mesmos versos de protesto contra o extermínio em massa. Depois de ver seus bezerros serem levados um a um, Aretusa também foi transformada em peça de abatedouro. As outras vacas não choraram sua morte. Entendiam seu fim trágico como justiça divina.

 

Durante algum tempo, Dondom e as outras leiteiras cultivaram a falsa sensação de que as coisas realmente melhoravam. Mas o preço do leite caía quase todos os dias e o comércio da carne tornou-se o mais lucrativo da região. Da pequena fazenda, uma a uma, todas as leiteiras também foram sacrificadas. Com o tempo, o pasto foi substituído por grandes galpões onde os descendentes de Dondom e de seu séquito de ruminantes eram engordados à força com uma pasta que descia através de um tubo até seus estômagos inchados.

 

Nova sensação do mercado de carne europeu, o açougue Imaculada Conceição mantinha como slogan a frase: Our cows are happier. Produto padronizado made in Brazil, não houve distinção de preço entre a arroba de Baba-Sino ou de Dondom.

 

 

Emerson Braga

 

22/05/2018

Comments: 0